29.9.09

2.

A relação qualidade/preço.

Claro que na hora de fazermos compras temos que olhar ao orçamento, para ver o que podemos gastar.

Podemos até ter a ideia de que o mais caro é o melhor.

Nem sempre isso acontece.
Muitas vezes além do produto em si, também estamos a pagar a imagem. Se repararem as maças mas bonitas costumam ser mais caras. A verdade é que nem sempre são as melhores, ora vejam as Maçãs de Alcobaça: este ano saíram pequenas mas de um paladar intenso.

Claro que o arroz mais barato nem sempre é tão bem escolhido e os grãos são mais pequenos... mas nem por isso deixa de ter paladar e há truques que podemos usar para que esses pormenores passem despercebidos.

Claro que há artigos que pela sua raridade e qualidade na produção são de facto mais caros, mas podemos sempre contra balançar na receita, artigos de valor diferente de modo a termos uma refeição saborosa mas económica.

Aqui vão as dicas:

Tudo o que for para ser consumido em cru (saladas, azeite de prato, pão, etc) e tudo o que seja para ser cozido ou grelhado (peixe, bifes, etc) convém que tenha apresentação e seja de qualidade no paladar, dado que não leva muito tempero.

Tudo o que for para assar no forno, estufar, sopas, pode levar então artigos com menor apresentação. Não faz sentido que a sopa levar batatas grandes e todas iguais, se podemos juntar as tortas e desiguais, já que vai ser tudo passado. O mesmo na salada de fruta: se é para partir aos pedaços, pode ser fruta mais pequena...

Não subestimem o poder do Mercado. Muitas vezes encontram-se artigos, directamente vindos dos produtores, colhidos nesse mesmo dia, e que não estão há uma semana em contentores refrigerados, como por exemplo nas grandes superfícies. São artigos que podemos guardar mais tempo no nosso frigorífico, porque são mais frescos e quase sempre têm melhor gosto.

Sejam amigas do homem do talho. Se a vossa cara se tornar familiar dos senhores do talho, acabam por ter mais garantias na qualidade da carne que trazem para casa. O mesmo acontece no que respeita ao peixe.

Nunca se esqueçam da regra dos 3 B's: Bom, Bonito e Barato! É praticamente impossível ter os 3 presentes. Eu aposto sem excepção no Bom e mediante a circunstância no Bonito ou no Barato.

Sem comentários:

Enviar um comentário