30.9.09

3.

Outono








Pois estamos a entrar no Outono.


Está na altura de fazer um apanhado dos Ingredientes da época.

Começo com as frutas: já passamos pela maçã, as uvas, vêm aí as castanhas, dióspiros, romãs, figos, pêras, marmelos, avelãs, nozes.
Se repararmos são todos compostos de anti oxidantes e vários minerais que nos reforçam para o Inverno que há-de chegar a seguir.Volto a insistir na questão da economia. Sendo frutos de época, são mais acessíveis agora, por não precisarem de produção especial. E Natureza dá-nos o que nos faz falta.

Podemos por isso aproveitar até para os conservarmos, de modo a termos para outras alturas.


Podemos adquirir agora os figos, escolhe-los, maduros, mas perfeitos e seca-los. Em local seco e arejado e ficamos com figos para o Natal! Os restantes frutos secos já de si têm uma boa duração.
As castanhas podem ser escaldadas e descascadas e congeladas para usar ao longo do ano em assados de Porco.

As pêras podem ser conservadas em Calda e toda a restante fruta em compotas ou doces.

Nos legumes temos abóboras, beterrabas, pimentos, feijões. Como viram, tudo coisas que podem ser conservadas a longo prazo.
Os feijões secos, a abóbora, cozida e congelada já pronta a usa; a beterraba cozida e em vinagre e os pimentos bem lavados podem ser congelados em cru, cortados já prontos a usar.
Estes para ir comendo: couves-pencas, nabiça e nabos, embora que os nabos também podem ser conservados cozidos e congelados.
Bom Outono

Sem comentários:

Enviar um comentário